Depois de oito anos de experiência em Fortaleza, o projeto PerCursos Urbanos chega ao Cariri. A primeira atividade acontece sábado, dia 27, às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste

O projeto chega ao Cariri após uma trajetória bem sucedida e consolidada de oito anos em Fortaleza. Lá, os responsáveis pela produção e execução são a ONG Mediação de Saberes e o CCBNB. No Juazeiro, o PerCursos Urbanos ganha um novo parceiro: a Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, por meio de um projeto de extensão do curso de Comunicação Social – Jornalismo. O PerCursos Urbanos já aconteceu de forma extraordinária nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rosário, na Argentina.

O objetivo principal do passeio de sábado à tarde é conhecer a diversidade cultural urbana existente na região do Cariri. O projeto pretende contemplar temas e públicos heterogêneos, com níveis de renda muito diversificados, de diferentes segmentos sócio-culturais. Assim, a cidade “cresce”, tem sua percepção favorecida, tornando-se mais cosmopolita, ciosa de sua pluralidade e diversidade. O PerCursos funciona como um fórum de discussões sobre os desafios e as potências da região. Para participar, deve ser feita inscrição na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Ao escolher um tema por mês, o PerCursos Urbanos exerce o papel de trocas de saberes diversos, tornando-se um exemplo de educação popular e informal. Cada edição recebe um convidado ou uma convidada, com notório saber sobre o assunto, que funciona como um mediador ou uma mediadora a respeito da temática. O objetivo é que os passageiros e as passageiras possam dar seu depoimento. Assim, todos e todas, ao mesmo tempo, ensinam e aprendem.

A cidade funciona como um livro aberto; o ônibus lê e escreve os diversos textos possíveis sobre o tecido urbano. Trata-se de um ônibus urbano popular, semelhante ao de linha. Quase na altura do nível da rua, não cria uma hierarquia entre quem está dentro e está fora; as cadeiras baixas permitem que todos conversem e troquem conhecimento entre si, deslocando o lugar de quem ensina e conta para a coletividade; os vidros transparentes e um pouco de calor não permitem que a condução se transforme em uma cápsula protegida e distanciada do ser da cidade.

Do Lambe-Lambe ao Photoshop é a temática do primeiro PerCursos

Para que um estúdio pomposo quando se tem a cidade como cenário? Nas praças, igrejas, festas e ruas, os fotógrafos populares emolduram e perenizam a cidade com suas máquinas. “Esses fotógrafos registram o cotidiano de pessoas da cidade, romeiros e romeiras em busca da realidade através do imaginário popular, esses cenários proporcionam fotografias de recordações da fé, da família e da cidade de Juazeiro do Norte”, explica Nívia Uchoa, fotógrafa e mediadora do primeiro PerCursos Urbanos.

No próximo sábado, dia 27, vamos aprender um pouco da história da fotografia popular em Juazeiro com grandes mestres na área. Se a arte de registrar o presente se iniciou com os famosos lambe-lambes, prática ainda hoje existente, a fotografia acompanhou a tecnologia e não dispensa o photoshop para fazer seus retratos pintados, ou aquele retoque para arrematar a foto. No mês da fotografia, convidamos você a levar sua máquina caseira e, conosco, registrar o início de um projeto que muito tem a aprender com a região do Cariri.

Serviço:

Do lambe-lambe ao Photoshop – primeira edição do projeto PerCursos Urbanos. Sábado, às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua São Pedro, 337) Informações: (88) 3512-2855 ou (88) 88631411